São Paulo, SP 01415-906, Brasil
11 3158-1049
contato@fcnuvem.com.br

Computação em Nuvem: O que é Computação em Nuvem? Tipos e Vantagens

A FC Nuvem está sempre antenada nas novidades e benefícios que o mundo digital pode oferecer. E é claro que quer te deixar por dentro também! Nosso blog está aqui para te instruir e informar.

Computação em Nuvem: O que é Computação em Nuvem? Tipos e Vantagens

Para simplificar esse termo, mostrarei nesse artigo que a computação em nuvem é um computador que está permanentemente conectado à Internet e pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar. Na verdade, é um grande grupo de servidores localizados em centros de dados para fornecer serviços a indivíduos ou empresas. 

A tecnologia visa facilitar o usuário desses serviços através de uma interface simples que simplifica e ignora muitos detalhes e processos internos e acessa de qualquer lugar sem entrar em detalhes técnicos como uso de recursos computacionais para armazenar dados, executar aplicativos ou desenvolver programas. Esses dispositivos precisam de manutenção, gerenciamento e localização para garantir sua operação eficiente.  

A necessidade desses dispositivos varia de tempos em tempos, às vezes a necessidade é urgente e sua disponibilidade e eficiência são críticas enquanto em outras vezes o oposto é o caso. 

Exemplos de Aplicativos de Computação em Nuvem 

Serviços de E-mail 

Os serviços de e-mail são um dos exemplos mais simples de computação em nuvem, se você utiliza serviços de e-mail do Google, Yahoo ou mesmo da Microsoft, como o Outlook, esse é um aplicativo de computação em nuvem, assim você como usuário desses serviços não pensa em detalhes técnicos pelo provedor, você usa o serviço de e-mail sem comprar um servidor para uma capacidade de armazenamento específica a um determinado preço e custo de programação e configurações para o serviço de e-mail e manutenção periódica. 

Serviços de armazenamento em nuvem 

Os serviços de armazenamento em nuvem são um dos mais importantes que estão sendo utilizados atualmente, um desses serviços pode ter sido usado pelo Dropbox, Google Drive e iCloud e utilizam a computação em nuvem para fornecer capacidade de armazenamento para arquivos na Internet sem a necessidade de ter armazenamento físico no seu dispositivo ou na sua empresa e você pode acessá-lo de qualquer lugar ou de qualquer dispositivo com a Internet. 

Aplicativos em Nuvem 

Os aplicativos de nuvem incluem o Google Docs, o Photoshop Express e o Oficce 365, os aplicativos são usados para executar algumas das funções necessárias, como modificação de dados e imagens e a criação de arquivos e tabelas de texto, sem a necessidade de instalar esse programa em seu computador sem consumir sua capacidade de armazenamento ou processar seu pessoal ou desktop. 

Tipos de Computação em Nuvem 

A computação em nuvem consiste em três tipos diferentes: 

  • Computação Geral 
  • Computação em Nuvem Privada 
  • Nuvem Híbrida 

Computação em Nuvem Geral 

Isso significa que toda a infraestrutura está no provedor de nuvem e a instalação não tem acesso físico a ela, é uma infraestrutura que fornece dinamicamente recursos de computação pela Internet para vários clientes e normalmente aplicativos diferentes são misturados em servidores de nuvem.  

Por exemplo: Cloud Storage Services, o provedor de serviços que cria um software específico e cada cliente de serviço tem alguns recursos em sua associação como espaço de armazenamento, onde os clientes compartilham o mesmo servidor e o mesmo espaço onde o provedor de serviços separa as informações de cada cliente de uma maneira segura. 

Computação em Nuvem Privada 

É uma infraestrutura autônoma de um inquilino que é totalmente controlada pela segurança de dados e informações, onde você pode mover sua rede local, servidores, etc. para um local externo, geralmente um Data Center. Nesse caso, será responsabilidade desse centro proteger e manter seus dispositivos sempre conectados à rede para que você sempre possa acessá-los, tudo que você precisa é de acesso à internet. Configurar e gerenciar seus dispositivos ainda é seu trabalho e sua responsabilidade, se você ainda não tem uma rede privada, poderá comprar ou alugar equipamentos do provedor de serviços a empresa anfitriã por exemplo, o Data Center. Nesse tipo de computação em nuvem, nenhum outro cliente compartilhará esses dispositivos, em termos de fontes ou configurações. 

Computação em Nuvem Híbrida 

Combine vários modelos de nuvem pública e privada, as nuvens híbridas mostram o processo complexo de determinar como os aplicativos são distribuídos entre as nuvens privada e pública. Esse tipo de computação em nuvem permite compartilhar aplicativos e dados entre dois tipos de fixadores, ou seja, você pode executar um programa em uma nuvem pública e outro em uma nuvem privada. Pode ampliar o alcance de infraestrutura e recursos, bem como aumentar o poder de computação. 

Formulários de Computação em Nuvem 

A computação em nuvem pode ser vista como um conjunto de serviços que podem ser oferecidos de diferentes formas, dependendo das opções disponíveis para o provedor de serviços e da necessidade do cliente. 

Autor: Fernando Antônio Ribeiro Fernandes – Afiliado FC Nuvem e Colunista do Blog  
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernando-fernandes-4370a4ab/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *